Empresas brasileiras têm primado cada vez mais pela segurança de seus colaboradores. Não se sabe ao certo se a nova postura administrativa tem a ver com um novo modo de empresa e funcionários relacionarem-se ou, se, por outro lado, trata-se de uma maneira de a empresa diminuir o número de indenizações por acidentes de trabalho e o número de ausências remuneradas dos colaboradores.
De qualquer modo, não é incomum vermos grandes empresas que colocam a segurança do funcionário em primeiro lugar. Nesse cenário é possível observar o crescimento do número de vagas para técnicos de segurança do trabalho e outros profissionais do ramo. Avaliar as condições de segurança das unidades onde são realizadas as atividades da empresa, bem como apontar a necessidade de utilização de equipamentos individuais de segurança, e fiscalizar seu uso efetivo por parte dos colaboradores, são funções primordiais dos profissionais que atuam no ramo da segurança do trabalho.
Vagas e oportunidades de emprego
As vagas para atuar na área costumam surgir, principalmente, em ambientes fabris, onde as atividades desenvolvidas pelos colaboradores envolve a utilização de maquinas de grande porte, as quais, se não utilizadas corretamente, podem vir a causar sérios danos aos operadores. Empresas que produzem produtos alimentícios ou outros objetos, aliam a segurança à qualidade dos produtos fornecidos, por isso investem tanto em segurança do trabalho.
Outro ramo onde as oportunidades costumam surgir com grande variedade é o da construção civil. A construção de prédios exige a armação de andaimes, o trabalho com fiações elétricas e desenvolvimento de atividades em grandes alturas. A existência de um profissional habilitado para cuidar da segurança do trabalho é imprescindível.
Inscreva-se agora mesmo
Se você tem formação em segurança do trabalho e deseja atuar no ramo, não faltam oportunidades para você. Há vários sites especializados em apontar vagas de emprego para interessados, como o catho, o vagas.com e o empregos.com.
Se você tem interesse em atuar na área, pode acessar o site https://www.vagas.com.br/vagas-de-seguran%C3%A7a-do-trabalho? e avaliar algumas das vagas. Pode também dar uma olhada no http://www.indeed.com.br/empregos?q=seguran%C3%A7a+do+trabalho&l=S%C3%A3o+Paulo e no http://www.sine.com.br/vagas-empregos/assistente-de-seguranca-do-trabalho, ambos especializados em fazer a ligação entre recrutadores e interessados em vagas de trabalho.
Além dos sites já citados, você também encontrará vagas e oportunidades para atuar com segurança do trabalho no endereço http://www.empregos.com.br/vagas/seguranca-do-trabalho/#/ e no http://www.catho.com.br/vagas/tecnico-em-seguranca-do-trabalho/.
- http://www.bne.com.br/vagas-de-emprego-para-tecnico-em-seguranca-do-trabalho
- https://br.linkedin.com/jobs/seguranca-do-trabalho-vagas
Currículo
Em todos os sites citados é possível que você faça um cadastro e encaminhe um currículo, o qual será avaliado pelos recrutadores das vagas para as quais você vier a se candidatar. É importante que seu currículo contenha informações relevantes sobre suas habilidades profissionais e o conhecimento que você possui, os quais acha importantes para o desenvolvimento das atividades profissionais.
Ao elaborar o currículo atente-se também para seus dados pessoais. A ausência de dados de contato úteis é uma das maiores causas de não contratação. O recrutador pode até ter gostado de seu perfil, mas se não conseguir contatá-lo porque o número de telefone está errado, por exemplo, optará por avaliar outro currículo e contratar outra pessoa.