O Ministério do Trabalho (MTE) criou o Mais Empregos para que os cidadãos de todo o Brasil tivessem um recurso gratuito para quando estiverem procurando por emprego. A ideia é que esse recurso seja um complemento do Sistema Nacional de Empregos (SINE) e completamente virtual: diferente deste último, o portal permite que os profissionais busquem em um banco de oportunidade as vagas que desejam.
Esse sistema ficou funcionando por alguns anos, mas o MTE fez a sua troca para o Portal Emprega Brasil. Na prática, o serviço para os profissionais é exatamente o mesmo: eles procuram com o banco de oportunidades muitas vagas e em regiões distintas. Muitos cidadãos, podendo ou desejando trocar de município, colocam outros na sua pesquisa já para saber como o mercado de trabalho daquela região funciona.
Como os profissionais usam o antigo Mais Empregos
Agora, os trabalhadores podem usar apenas o Portal Emprega Brasil, devendo escolher uma localidade e depois escrever alguma profissão, preferencialmente de forma genérica, na busca. Esses profissionais clicam nos resultados e veem o resto do anúncio, no qual a empresa insere o salário e coloca até algumas descrições do que é preciso que eles façam na vaga.
Os trabalhadores podem candidatar-se por um botão no qual eles vão enviar o seu currículo. Também existem vagas nas quais o empregador fornece algum telefone ou um endereço eletrônico. As pesquisas que os profissionais fazem no Portal Emprega Brasil são de graça, bem como os envios dos currículos: além de serem gratuitas, são totalmente ilimitadas, possibilitando que os profissionais encaminhem centenas de currículos em apenas um dia.
Quais empresas que o Mais Emprego reúne?
Não é possível para os cidadãos saber com certeza todas as empresas que essa plataforma pública tem, mas é certo que as mais destacadas e as mais modestas têm as suas oportunidades ali. Além disso, o Ministério do Trabalho e Emprego tem o cadastro delas para que os profissionais fiquem mais seguros.
Normalmente, as empresas colocam o seu nome quando fazem o anúncio de alguma oportunidade, mas a plataforma permite que a vaga seja confidencial também. Uma vantagem a respeito desse sistema é que os empregadores inserem mais detalhes, o que alguns não fazem quando utilizam as plataformas privadas de vagas.
As oportunidades serem sempre renovadas também é uma coisa positiva para os profissionais. Infelizmente, alguns sites particulares deixam muitas vagas mais antigas à vista, confundindo os profissionais. Por outro lado, o Portal Emprega Brasil tem certo limite de tempo para que as empresas atualizem as oportunidades ou para que as retirem.
Usando
Para visualizar, os profissionais vão ao https://imo.maisemprego.mte.gov.br/imoweb/ e criam o seu login. Também se encontra o link referente ao Emprega Brasil, para o qual o login não é exigido: https://empregabrasil.mte.gov.br/. Esses bancos de vagas do Ministério do Trabalho e Emprego ficam liberados 24 horas e a página do Emprega Brasil também fornece o aplicativo SINE Fácil. Em São Paulo, uma das centrais do Mais Emprego fica na Mooca, na Rua Barão de Monte Santo.
Gostaria de montar canetas em casa estou precisando de uma renda extra