Início » Aprendiz e estágios » Currículo para Primeiro Emprego

Currículo para Primeiro Emprego

Enquanto muitos indivíduos que já trabalham apresentam dúvidas para fazer os seus currículos, os que ainda estão em seu primeiro emprego têm mais questões ainda. De fato, os problemas que os que fazem o currículo para o primeiro emprego têm é não compreender o que deve ser visto no currículo e até mesmo a formatação cria dúvidas.

 

Começando: como todas as informações precisam estar?

Os candidatos que fazem o primeiro currículo devem colocar fonte Times New Roman sempre. Todavia, é importante cuidar de qual será a fonte: ela não pode grande em excesso para que o currículo não tenha páginas demais. Aliás, os candidatos que querem usar o tamanho das fontes para fazer o currículo maior são logo percebidos e os gestores não apreciam isso. O ideal para as fontes de currículo é 12.

Os assuntos que esses currículos têm, ou seja, formação acadêmica e também objetivos profissionais, por exemplo, precisam ter dois “enter”, o que corresponde a dois espaços, para que sejam separados. Não é recomendado que os candidatos coloquem qualquer linha ou mesmo efeito para que essas partes sejam separados: cinicamente o espaçamento é o adequado. Além disso, os detalhes em qualquer parte do currículo, inclusive numerações, são reprovadas.

Para qu8e os currículos não fiquem totalmente apagados, recomenda-se colocar o negrito quando se vai começar alguma parte. Assim, o termo “formação acadêmica” estará em negrito, o que não acontecerá com os cursos que forem colocados: qualquer coisa entre as divisões estarão totalmente sem detalhes.

currículo primeiro emprego

 

A experiência profissional: como ela estará no primeiro currículo?

Existem pessoas que, mesmo fazendo algum currículo pela primeira vez, já tiveram trabalhos. Essas experiências profissionais, mesmo que tenham sido informais, podem ser adicionadas. É fundamental que essas pessoas que fazem o primeiro currículo coloquem a data de demissão também e, para que essa parte tenha mais o que ser mostrado, que eles detalhem as atribuições.

Para os que, realmente, não têm experiência anterior, a melhor recomendação é não incluir nada. Alguns escolhem colocar “Experiência Profissional” e, abaixo, “Não possuo experiência”. Essa especificação é válida, mas os candidatos não podem alongar-se: uma vez que se escreveu que não existe experiência, não é apropriado colocar qualquer explicação.

 

Objetivo

As pessoas que estão fazendo o seu primeiro currículo não precisam especificar muitos objetivos, inclusive porque, não apresentando experiência, é incoerente que eles façam grandes requisições com relação aos cargos. Por isso, especificamente para esses candidatos, é possível que eles coloquem que estão “a cargo”. Os que não desejam colocar esse “a cargo” podem escolher qualquer vaga que a corporação possua e que não seja requisitado ensino técnico ou qualquer outra formação. Para os que já têm essa espécie de formação e fazem o primeiro currículo, é claro que se pode colocar.

 

Qualificações extra: o primeiro currículo é bastante enriquecido

Os primeiros currículos, mesmo que não apresentem inúmeras experiências, podem compensar através das qualificações extra. São consideradas, por exemplo, as qualificações referentes a cursos de idiomas e os primeiros currículos podem explorar projetos escolares.

6 comentários em “Currículo para Primeiro Emprego”

  1. Gostei muito da vossa companinha,ja tentei me candidatar a vossa empresa , gostei da vossa forma de trabalhar ,quero me emquadrar a vossa grupo

    Responder
  2. Wellington Rafael dos Santos
     Dados pessoais:
    End. Rua Djalma Lemos Nº 453 João Caetano
    Itambi – Itaboraí- RJ Cep:24866-588
    Tel.(21)98878-8838 \ (21)98789-6507 – Recado
    Data Nascimento: 12/07/2002
    Estado Cívil: Solteiro
    Nac.: Brasileiro
    Nat. : Rio de Janeiro
    Escolaridade: 2º Grau Completo
    E-mail: [email protected]
     Cursos:
    Informática: básica
     Experiência Profissional:
    Aux. de Mecânico
    Entregador
    Aux. Serviços Gerais
    Aux. Obra em Geral
    Aux. Vidraceiro
     Objetivo:
    Colocar-me á disposição desta empresa, para exercer as funções que
    estejam de acordo com as minhas qualificações. Espero vir a ser útil,
    apenas preciso de uma oportunidade de trabalho. Coloco-me a
    disposição para entrevistas e testes que sejam necessários.

    Responder

Deixe um comentário