A empresa
Desde 1998, a SMC Brasil é reconhecida como a 41ª subsidiária da SMC Corporation. A empresa se destaca quando o assunto são os produtos especiais, voltados para aplicações industriais. No site, os interessados podem acompanhar toda a política de qualidade, produção, história da companhia, entre outros assuntos. Ficar por dentro desses detalhes é um ótimo exercício para os candidatos que almejam conquistar uma das vagas disponibilizadas pela organização.
Envio
Na parte inferior da página, dentro de “Contato” está o menu “Trabalhe Conosco” (http://www.smcbr.com.br/trabalhe-conosco/cadastro/). Ao clicar, o aspirante passa a ter acesso às vagas em aberto, bem como ao cadastro do currículo online. A inscrição é própria e segue os mesmos moldes estipulados pelos sites de empregos. Para preencher todas as lacunas, os interessados vão precisar dispor de um tempo, pois esse formato exige atenção.
A SMC ainda utiliza a Catho (http://www.catho.com.br/vagas-emprego/smc-pneumaticos-do-brasil/121116/), Infojobs (http://www.infojobs.com.br/emprego-smc-recursos-humanos__129051.aspx), Empregos (http://www.empregos.com.br/empresa/smc-macaense/e-152805) para disseminar as suas ofertas. A lista de plataformas que trabalham com esse tipo de proposta não fica restrita apenas às citadas. Ou seja, na internet há outras que merecem ser acessadas.
Currículo
No primeiro momento, o candidato precisa inserir o CPF, nome, e-mail e senha, para só depois seguir no preenchimento dos dados. Para isso, basta clicar em “avançar”. O mesmo deve ser feito em todas as etapas posteriores.
Dados pessoais: esse campo é composto por data de nascimento, gênero, estado civil, números de telefone, e-mail alternativo, endereço, nacionalidade, cargo pretendido e área de interesse. Note que nos cadastros online é necessário incluir ao menos um dos números de documento, enquanto que em currículos no formato A4 (Word) isso já não é mais necessário.
Formação educacional: há quatro lacunas voltadas para a inserção de dados sobre a escolaridade. Diferente do que ocorre nas demais inscrições – oferecem item “adicione outro”- nesta, tudo já vem bem delimitado (Pós-graduação, graduação superior, ensino médio e um espaço destinado a outro tipo de qualificação, que não às citadas).
Além da inserção do curso, o candidato precisa informar o nome da instituição de ensino e o período das atividades. Há ainda uma caixa para dados adicionais, o que cabe para destacar os cursos extracurriculares.
Idiomas: o aspirante pode digitar o nome de até quatro idiomas e selecionar os seus respectivos níveis (básico ao avançado).
Experiência: seguindo o padrão sugerido pelos especialistas, o cadastro da SMC disponibiliza somente três espaços para destacar os empregos anteriores. É preciso informar o nome da empresa, segmento, estado, cidade, admissão e demissão, ocupação, cargos exercidos e atividades desenvolvidas. Os inexperientes podem usar os cursos de capacitação profissional, pois quanto mais próximos eles estiverem perto da qualificação exigida para a vaga, mais chances o candidato tem de conseguir uma entrevista.
Informações complementares: esse espaço é dedicado às informações sobre vivência no exterior, bem como a dados de remuneração. Ou seja, o aspirante deve informar o último salário, apontar a pretensão salarial e descrever um valor aceitável. Depois que todas as informações estiverem preenchidas, a inscrição está pronta para ser gravada. Revise e altere, se necessário. Boa sorte!