Conhecendo
A Espanha é um dos países mais importantes da Europa. Com potencialidades históricas únicas e o esplendor de museus, belos parques, cidades organizadas e toda a organização urbana e segurança pública que caracterizam uma nação desenvolvida, o país tem no turismo a maior base econômica. Contudo, o país também apresenta um parque industrial moderno, e embora as crises recentes tenham aumentado o desemprego e balançado a cotação das principais bolsas européias, ainda há boa aceitação no mercado de trabalho por mão de obra de todos os níveis. E morar na Europa é garantia de conforto e qualidade de vida.
A Espanha tem cidades lindas como Madrid, Barcelona, Granada, Sevilla, Valença, Toledo, Salamanca, e tantas outras que mesclam modernidade e tradição e oferecem incríveis opções de diversão.
Trabalhar na Espanha
Em razão de tantos benefícios, morar na Espanha é o sonho de muitos brasileiros que querem ter a vida em um novo país. Ter a oportunidade de fincar bases em um país diferente proporciona um enorme reforço no currículo e é um aporte valioso em termos de experiência de vida.
Para morar na Espanha é necessário ter cidadania espanhola, de algum país da união européia ou ter um visto de trabalho ou estudante. Adquire-se o visto de trabalho somente após conseguir a vaga de emprego. Portanto, tenha em mente que primeiro você deverá procurar o emprego e depois solicitar a documentação.
Como fazer para conseguir o emprego?
Obviamente se você tiver amigos, parentes ou mantém contato profissional com alguma empresa espanhola ficará mais fácil conseguir um emprego. Mas a Espanha tem sites de emprego que facilitam essa busca. Estes são alguns desses sites:
- http://www.indeed.es/
- http://www.michaelpage.es/
- http://www.laboris.net/
- http://www.simplyhired.es/
- http://www.opcionempleo.com/
Dicas para não passar dificuldades na mudança de país
A Espanha é um país receptivo com turistas e embora qualquer adaptação não seja exatamente fácil em decorrência de fatores diversos, este processo não é penoso e o país tem o de melhor a oferecer. Contudo é necessário adotar algumas medidas antes da viajar e nos primeiros ao chegar ao país novo, para evitar transtornos e constrangimentos.
Verificar as questões burocráticas com antecedência – Entre em contato com a embaixada e verifique com antecedência qual a documentação necessária para a viagem. E tire-as em prazo confortavelmente anterior ao desembarque. Pergunte se há vacinas obrigatórias para quem viajará para o país
Faça um bom planejamento financeiro – Antes de viajar tenha em mente que você precisará fazer um planejamento responsável para não ter despesas imprevistas. Se economizar for preciso, faça esse esforço que irá valer à pena.
Tenha um conhecimento prévio sobre a cultural local – É claro que você só irá conhecer o país de fato após os primeiros meses em convívio com aquela realidade. Contudo é recomendado ler revistas, assistir documentários para ter algumas noções de hábitos do país, culinária, etc.
Saiba o idioma ou busque aperfeiçoá-lo após a chegada do país – Saber o idioma é a melhor maneira de se sentir pertencente ao local, portanto faça cursos e invista de todas as maneiras neste conhecimento.