Saiba como trabalhar no Metrô de São Paulo
A Companhia Metropolitana de São Paulo – Metrô tem por missão oferecer transporte público de qualidade, a partir de uma rede desenvolvida para levar as pessoas cada vez mais longe.
O serviço busca a preferência do passageiro. Para isso, trabalha em um serviço de qualidade atento às necessidades do cidadão.
O Metrô é operado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e faz parte da infraestrutura do Governo do Estado de São Paulo.
A história do Metrô de São Paulo
O Metrô de São Paulo foi construído em abril de 1968, tendo sua primeira viagem realizada quatro anos após, em 1972, entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara – Vila Mariana passou a operar comercialmente.
Atualmente, o Metrô de São Paulo possui cinco linhas de operação, que somam mais de 61 quilômetros de rede, 61 estações e 154 trens. Por dia, aproximadamente 4,7 milhões de passageiros são transportados pelo sistema.
No ano de 2014, ao completar 40 anos de funcionamento, o Metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 24,5 bilhões de passageiros transportados desde 1974.
Como trabalhar no Metrô de São Paulo
O Metrô de São Paulo oferece oportunidade de emprego a partir de concurso, estágio por meio de seleção públicas e por programas voltados à Inclusão para o Trabalho – Programa Jovem Cidadão.
Em atendimento às constituições federal e estadual as seleções de empregados são feitas a partir de concursos público, regidos por editais que possuem a divulgação feita na Imprensa Oficial do Estado, em jornais e no site do Mêtro.
Desse modo, se você tem interesse em integrar a equipe de trabalho do Metrô de São Paulo deve ficar atendo às publicações dos editais de concursos públicos. Você pode obter informações sobre concursos já realizados e os que vão ser lançados na área “Concursos Públicos” do site. Confira o link: http://www.metro.sp.gov.br/metro/trabalhe-conosco/concurso-publico.aspx
Já o Programa Jovem Cidadão é realizado em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, e é direcionado para jovens de baixa renda, com idade entre 16 e 21 anos.
Esse programa tem o objetivo de desenvolver e preparar os jovens para o mercado de trabalho. O contrato de estágio é de no máximo um ano.
Se você se enquadra nas exigências, pode se inscrever para o Programa no site: www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br;
E também nos postos de atendimento no Poupatempo, nas regiões de Osasco, Itaquera, Santo Amaro, São Bernardo e Guarulhos. Confira aqui o endereço dos postos: http://www.poupatempo.sp.gov.br/
O Metrô oferece ainda vagas para o Programa Aprendiz, voltado para jovens com faixa etária de 14 a 22 anos. Esse programa é realizado em parceria com o Senai.
O processo de contratação de aprendizes é realizado todo ano por meio de concursos públicos com editais divulgados na Imprensa Oficial do Estado, nos jornais específicos e no site do Metrô. Fique atento às publicações dos editais.
Por fim, o Metrô oferece vagas de estágio em diversas áreas para alunos de cursos de níveis técnicos e superior. O objetivo desses estágios é complementar a formação acadêmica desses estudantes e os preparar para o mercado de trabalho.
Os processos de seleção para estagiários são feitos pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP). As seleções são públicas e regidas por editais também divulgados na Imprensa Oficial do Estado, em jornais específicos. Caso você possua interesse em ser estagiário do metrô, consulte o site da FUNDAP para conferir as datas dos processos de seleção: http://www.fundap.sp.gov.br/
Vocês consegui me ajudar