Introdução
A Eletrobrás é uma companhia de capital aberto sob comando do governo federal brasileiro. Suas atividades principais são divididas em geração, distribuição e transmissão de energia.
História da Eletrobrás
O presidente Getúlio Vargas foi quem propôs a criação da Centrais Elétricas Brasileiras, conhecida como Eletrobrás. A oposição lutou contra sua instituição o que fez com que demorasse sete anos para a implementação do projeto no Congresso Nacional. Só no mandato de Jânio Quadros, em 1961, foi assinada a lei que dava início à Eletrobrás.
A empresa foi instalada oficialmente em 1962 numa sessão do Conselho Nacional de Energia Elétrica. Um ano depois entrava em funcionamento a primeira usina hidrelétrica da companhia em Furnas, Minas Gerais. Graças a ela os parques industriais de Guanabara, São Paulo, Rio de Janeiro Minas Gerais foram salvos da crise elétrica sofrida pelo país.
Durante o governo militar brasileiro a Eletrobrás foi reafirmada como agência planejadora e financiadora da energia no país e aumentou ainda mais suas funções. Suas atribuições eram as de criar projetos de construção e operação de usinas e também gerencias estações e subestações para a distribuição e transmissão da energia elétrica.
Tentativas de privatização de diversas unidades da Eletrobrás, como a Eletrobrás Furnas, já ocorreram sem sucesso. Isso porque em 2004 a empresa foi retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND) graças a mudanças legislativas.
A capacidade instalada de produção da Eletrobrás é de 42.987 MW, nela está incluída a parte da usina de Itaipu pertencente ao lado brasileiro. Ela é considerada a maior companhia do setor de energia elétrica na América Latina.
Segmento de mercado
Como maior companhia de energia elétrica da América Latina a Eletrobrás faz parte de um grande número de empresas do ramo incluindo 50% da usina hidrelétrica de Itaipu, a maior da América do Sul.
Produtos e serviços
Os principais serviços fornecidos pela Eletrobrás estão na área de energia. Ela produz 34% de toda a energia brasileira e possui 55% das linhas de transmissão elétrica pelo país. Outro ramo de investimentos da estatal é em soluções de eficiência energética no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. A intenção é criar soluções que além de auxiliar na conservação também gerem retorno financeiro e de investimento para a estatal.
A empresa também possui alguns programas de patrocínio culturais para o cinema, teatro e artes visuais e de incentivo ao esporte pelo país.
Unidades
Através de suas seis subsidiárias a Eletrobrás controla boa parte da geração e distribuição de energia no Brasil. Elas são: Eletrobrás Chesf, Furnas, Eletrosul, Eletronorte, CGTEE e Eletronuclear. Também estão sob o comando da estatal o Centro de Pesquisa de Energia Elétrica e a Eletrobrás Participações S.A.
Como se candidatar
A Eletrobrás procura garantir um ambiente de trabalho saudável para seus colaboradores e incentiva a qualificação dos mesmos. Por ser uma estatal a maioria das contratações ocorrem através de concursos públicos, anunciados no site www.eletrobras.com | https://www.eletrobras.com/elb/data/Pages/LUMIS507E1266PTBRIE.htm. A empresa também oferece programas de estágio e jovem aprendiz para profissionais em formação que buscam iniciar suas experiências no mercado.